Em um esforço conjunto para conscientizar a população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aripuanã realizou na última sexta-feira, 16 de maio de 2025, o Pit Stop Maio Laranja. A ação aconteceu simultaneamente no centro da cidade e no distrito de Conselvan, como parte da campanha nacional que combate o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. 2r1146
Em Aripuanã, o evento contou com a participação ativa de toda a Rede de Proteção, formada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público/MT e a mineradora Nexa. No distrito de Conselvan, a iniciativa ocorreu em parceria com as secretarias municipais, reunindo profissionais engajados na causa.
Durante o pit stop, foram distribuídos materiais informativos à população, alertando sobre os sinais de abuso e orientando sobre como agir e denunciar casos suspeitos. A ação também teve como objetivo reforçar que a proteção da infância é um dever coletivo.
“A campanha Maio Laranja nos lembra que precisamos falar sobre esse tema com seriedade. É papel de toda a sociedade cuidar das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A campanha Maio Laranja é uma mobilização nacional que acontece anualmente em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e tem como missão sensibilizar e engajar a sociedade para romper o silêncio e promover a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Aripuanã reforça que denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, canal gratuito e sigiloso, disponível 24 horas por dia.
Proteja. Denuncie. Violência sexual é crime e não pode ser ignorada.