O mistério chegou ao fim. O Corinthians divulgou no final da tarde desta segunda-feira a lista dos 25 jogadores que disputarão a Taça Libertadores em 2010. As novidades ficaram por conta das exclusões do paraguaio Balbuena e do argentino Escudero, antes considerados nomes certos por terem experiência internacional e falarem o idioma de boa parte dos árbitros. O atacante Edno, em negociações com o Botafogo, também está fora.
Sem eles, o técnico Mano Menezes optou por levar o lateral-direito Moacir, que atuou apenas uma vez pela equipe nesta temporada. O jogador, contratado do Sport, teve problemas na documentação e demorou a ficar à disposição. Outra surpresa é o garoto Dodô, de apenas 18 anos, escalado somente na rodada ada, diante do Rio Branco, na Arena Barueri.
Desde o início da pré-temporada, em Itu, interior de São Paulo, Mano Menezes vinha fazendo muito mistério sobre quem levaria para a Libertadores. O treinador aproveitou os primeiros jogos do Campeonato Paulista para testar praticamente todos os jogadores do elenco. Dos 32 atletas que fazem parte do grupo, apenas os goleiros Julio Cesar e Danilo Fernandes não atuaram no Estadual.
A partir das oitavas de final, que começam em 28 de abril, o treinador poderá fazer três alterações na relação. Isso será permitido apenas até as semifinais, previstas para 28 de julho, logo depois da Copa do Mundo.
O Corinthians apresentou também a númeração dos atletas, que a a ser fixa a partir desta quarta-feira, contra o Racing-URU, às 21h50m, no Pacaembu, pela primeira rodada da competição internacional. Como esperado, o lateral-esquerdo Roberto Carlos ficará com a camisa 6, enquanto o atacante Ronaldo permanece com a 9. Já a 10 será de Danilo.
Dos jogadores considerados titulares, apenas o atacante Jorge Henrique não está entre 1 e 11. O atacante permanece com a 23, a mesma desde que chegou ao Parque São Jorge. Iarley será o 11. No meio-de-campo, em uma disputa particular pela posição, Ralf usará a 5, e Marcelo Mattos, a 15.
Confira abaixo a lista com a numeração fixa para o torneio:
Goleiros: 1 - Felipe, 22 - Julio Cesar e 12 - Rafael Santos.
Laterias: 2 - Alessandro, 6 - Roberto Carlos, 24 - Moacir e 16 - Dodô.
Zagueiros: 3 - Chicão, 4 - William, 13 - Paulo André e 14 - Leandro Castán.
Volantes: 5 - Ralf, 15 - Marcelo Mattos, 7 - Elias, 18 - Jucilei e 25 - Edu.
Meias: 8 - Tcheco, 10 - Danilo, 20 - Defederico e 21 - Morais.
Atacantes: 23 - Jorge Henrique, 9 - Ronaldo, 11 - Iarley, 17 - Dentinho e 19 - Souza.